- Formação do Sol
- Formação da Terra e Formação da Lua
Um jovem planeta chamado Teia, com o mesmo tamanho de Marte, vem na direção do nosso planeta e origina uma grande explosão de nome Big Splash. Os detritos da explosão foram lançados para o espaço e mais tarde a gravidade transforma estes detritos numa massa vermelha de rochas quentes, a Lua, que passa a circular a Terra.
- Aparecimento de água no planeta e proteínas
Nas poças e mais tarde nos fundos dos oceanos, acumulavam-se as proteínas.
- Aparecimento das cianobactérias e estromatólitos
Mais tarde aparecem os estromatólitos, seres vivos que fazem a fotossíntese e que libertam oxigénio, gás que ajudará mais tarde na formação da atmosfera e da camada de ozono.
- Rodinia
Mais tarde os super continente separa-se por causa do arrefecimento da Terra.
- Período vulcânico - Período glaciar - Período vulcânico - Período Câmbrico
Graças a isto a temperatura desceu drasticamente até aos -50ºC, a Terra ficou coberta de gelo (Período glaciar).
Como o núcleo da Terra continuou a uma grande temperatura, os vulcões voltaram a aparecer na superfície, não tendo muito efeito porque estávamos num período glaciar."Algum tempo depois" a temperatura volta a subir, gelo começa a derreter e o oxigénio torna-se um gás abundante na Terra.
A Terra estabiliza, os dias ficam mais longos e existe muita água, altura perfeita para o desenvolvimento das cianobactérias existentes no fundo do oceano.
No fundo do oceano existem bastantes plantas e algas e também animais invertebrados, como lesmas, Anomalocaris (predadores com 60 cm de comprimento) e os trilobites. Pouco tempo depois aparecem os Picarius, primeiros animais vertebrados (Período Câmbrico).
Sem comentários:
Enviar um comentário