Etiquetas

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sistemas e subsistemas



O que é um sistema?

Um sistema é um conjunto de elementos em constante interação entre si. Todos os sistemas são constituídos por massa e energia.

Podemos classificar os sistemas em 3 tipos:

Sistema Isolado - Neste sistema não existe troca de energia nem de matéria com o meio.

Sistema Fechado - Existe troca de energia mas não existe troca de matéria com o meio. Ex :Sistema Terra.  
Image result for sistema aberto fechado e isolado
Sistema Aberto - Existe troca tanto de energia como de matéria com o meio.



Sistema Terra

O sistema Terra é um sistema composto e fechado. A Terra faz troca de energia com o meio envolvente e a troca de matéria é muito pouca.

No sistema Terra existem duas fontes de energia:

Fonte externa 

Fonte interna


O que é um Subsistema?

Um subsistema é uma parte de um sistema composto.


O sistema Terra divide-se em quatro subsistemas:

Geosfera - A Geosfera é constituída pela parte rochosa da Terra (externa: litosfera, interna: astenosfera, manto e núcleo).
Image result for geosfera

Biosfera - A Biosfera é constituída por todos os seres vivos. Para haver biosfera é necessário haver geosfera porque a geosfera serve de suporte e condiciona a vida.

Image result for biosfera
Atmosfera - A Atmosfera é constituída por vários gases: azoto (78%), oxigénio (21%), dióxido de carbono, vapor de água, ozono, hidrogénio e gases raros.
Divide-se em quatro camadas: a Termosfera, a Mesosfera, a Estratosfera (camada de ozono) e a Troposfera.
A atmosfera é fundamental à biosfera pois fornece oxigénio e em alguns casos dioxido de carbono aos seres vivos.

Related image
Hidrosfera - A Hidrosfera é constituída por todos os depositos de água na Terra: rios, lagos, oceanos, águas subterrâneas, etc. A constante mudança de estado fisico da água é caracteristico deste subsistema (ciclo da àgua).
A hidrosfera é bastante importante para a biosfera pois fornece-lhe água potável/água doce.

Image result for ciclo da água







sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Os Fósseis


Resultado de imagem para fosseis trilobitesOs fósseis são restos, marcas ou vestígios de um ser vivo que ficou preservado na rocha onde se formou e são as únicas provas de ser vivos que existiram à milhões de anos.Normalmente são as partes duras do ser vivo, que ficam preservadas na rocha.
A ciência que estuda os fósseis é a paleontologia.

Processo geral de fossilização

O ser vivo vive a sua vida;
Morre e é enterrado de imediato, ao abrigo do ar e dos agentes decompositores;
Ao longo dos milhões de anos o material do ser vivo é substituído pela rocha;
Passado milhões anos aparece à superfície, por erosão, por dobras e falhas;
E é descoberto.

Os processos de fossilização

Recristalização - Acontece quando o um ser vivo está fossilizado numa rocha e vai fazendo trocas químicas com a rocha até o dois terem a mesma composição química.
Image result for madeira petrificada mineralização
Mineralização - Acontece quando substâncias minerais ficam depositados em espaços existentes em ossos e troncos.

Incrustação - Acontece quando substâncias trazidas pelas águas se depositam à volta do ser vivo e revestem-no.

Carbonização - Acontece quando há perda de substâncias que em temperatura ambiente se pode reduzir a gás ou vapor. Com esta perda resta apenas película de carbono.

Mumificação - Acontece quando o ser vivo fica preso em gelo ou âmbar (resina), conservando as  suas partes duras e moles. Este processo é o mais raro de todos.

Image result for moldagem fosseisMoldagem - É o preenchimento interno das partes duras do ser vivo. Este processo é bastante vulgar.

Marca ou impressão - É conservação de vestígios de seres vivos. Ex: pegadas e marcas de folhas.

Princípios estratigráficos

Princípio de sobreposição - A camada que está por cima é sempre mais recente do que a camada que está por baixo desde que não haja deformações geológicas.

Princípio de horizontalidade - As rochas sedimentares formam-se sempre na horizontal.

Princípio de continuidade lateral - Estratos que estão distantes umas das outras são da mesma camada desde que sejam da mesma idade e que tenham o mesmo conteúdo fossilífero.

Princípios da identidade paleontológica - Estratos que tenham o mesmo tipo de fosseis, têm origem em ambientes parecidos.

Princípio de atualidade - A ciência parte principio que os seres vivos do passado são parecidos aos seres vivos atuais.



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Evolução e formação da Terra

  • Formação do Sol
O sol formou-se a partir da grande explosão (supernova) de uma estrela gigantesca, que perdeu todo o hélio e hidrogénio. Esta explosão originou uma nebulosa, e foi das poeiras que nasceu o sol (que tinha o nome de proto-sol).

  • Formação da Terra e Formação da Lua 
Related imageA Terra formou-se 4600 milhões de anos a partir de poeiras e rochas. Era um planeta coberto todo de lava, sem atmosfera e muito abundante em dióxido de carbono, nitrogénio e vapor de água, que andava pelo sistema solar sem uma orbita fixa. 
Um jovem planeta chamado Teia, com o mesmo tamanho de Marte, vem na direção do nosso planeta e origina uma grande explosão de nome Big Splash. Os detritos da explosão foram lançados para o espaço e mais tarde a gravidade transforma estes detritos numa massa vermelha de rochas quentes, a Lua, que passa a circular a Terra.  

  • Aparecimento de água no planeta e proteínas 
O aparecimento de água no planeta, deu-se graças à queda de meteoritos durante 22 milhões de anos. Estes meteoritos traziam pequenos cristais de água, proteínas e sais minerais e ao embaterem na Terra criavam pequenas poças de água. Com este acontecimento a Terra arrefeceu 70 a 80 graus, o suficiente para criar a crosta.
Nas poças e mais tarde nos fundos dos oceanos, acumulavam-se as proteínas.

  • Aparecimento das cianobactérias e estromatólitos
No fundo dos oceanos existiam umas chaminés que libertavam materiais em ebulição. Estes materiais e as proteínas ficam acumuladas nos oceanos e dão origem às cianobactérias.
Mais tarde aparecem os estromatólitos, seres vivos que fazem a fotossíntese e que libertam oxigénio, gás que ajudará mais tarde na formação da atmosfera e da camada de ozono.

  • Rodinia
A crosta terrestre fragmentou-se em várias placas, graças à actividade do núcleo, fazendo com que as rochas do planeta se mexessem. Passado mais alguns milhões de anos as placas juntaram-se de novo, formando a Rodinia, um super continente.
Image result for RodiniaA rotação da Terra era mais rápida do que a rotação atual, ou seja, o dia era mais curto.
Mais tarde os super continente separa-se por causa do arrefecimento da Terra.

  • Período vulcânico - Período glaciar - Período vulcânico - Período Câmbrico
O intenso movimento das correntes de convexão e das placas originou o aparecimento de vulcões por toda a superfície terrestre (Período vulcânico). Estes emitiam dióxido de carbono, que sobe até a atmosfera e cobre-a toda, fazendo com que não passem raios solares para a Terra.
Graças a isto a temperatura desceu drasticamente até aos -50ºC, a Terra ficou coberta de gelo (Período glaciar).
Como o núcleo da Terra continuou a uma grande temperatura, os vulcões voltaram a aparecer na superfície, não tendo muito efeito porque estávamos num período glaciar."Algum tempo depois" a temperatura volta a subir, gelo começa a derreter e o oxigénio torna-se um gás abundante na Terra.
A Terra estabiliza, os dias ficam mais longos e existe muita água, altura perfeita para o desenvolvimento das cianobactérias existentes no fundo do oceano.
No fundo do oceano existem bastantes plantas e algas e também animais invertebrados, como lesmas, Anomalocaris (predadores com 60 cm de comprimento) e os trilobites. Pouco tempo depois aparecem os Picarius, primeiros animais vertebrados (Período Câmbrico).